Pessoas mais influentes no mundo da moda




 
Olá pessoal, hoje venho trazer os 10 estilistas mais influentes do mundo.

1 - Alexander McQueen (1969-2010)

Neste ano, a morte de Alexander McQueen abalou o mundo da moda . O designer teria cometido suicidio em sua casa, em Londres, no dia 11 de fevereiro deste ano. McQueen, que esteve à frente da Givenchy entre1996 e 2001, é da turma da estilista Stella McCartney, formados pela renomada St. Martins. Ficou conhecido pela força emocional com que suas roupas "atingiram" o público, uso de matérias-primas energéticas e design ousado, sempre com elementos tradicionais. Além de sua marca própria, homônima, ele já trabalhou como diretor criativo da Gucci. Foi escolhido como o Designer Britânico do Ano em 1996, 1997, 2001 e 2003, pelo British Fashion Awards. Em 2003, venceu como Designer Internacional do Ano pelo CFDA). Já desenhou roupas para personalidades como Björk, Beyoncé, Fergie, Rihanna, Janet Jackson, Mary J. Blige, Lady GaGa, Naomi Campbell, Sarah Jessica Parker, Cameron Diaz, Sandra Bullock, Cate Blanchett, Katie Holmes, Michelle Obama e até para o príncipe Charles, do Reino Unido. Sua marca desfila na Semana de Moda de Paris.

2 - Karl Lagerfeld , 77
O estilista alemão, conhecido como o kaiser da moda, também manda muito bem como fotógrafo, estando á frente de diversas campanhas e trabalhos, como colaborações para a revista Visionaire, a Vogue e
o último calendário da Pirelli, inspirado na mitologia grega . Perfeccionista e extremamente criativo, Lagerfeld é conhecido como um dos estilistas mais influentes no mundo da moda do século 20. Já esteve à frente da Chloé e hoje é diretor criativo da Fendi, Chanel e de sua marca própria, a Karl Lagerfeld (inaugurada na década de 80). Em 2004, fez coleção para a fast fashion sueca H&M. Por estar à frente da Chanel, é o queridinho de diversas celebridades, tendo desenvolvido também roupas exclusivas para nomes como Madonna e Kylie Minogue. Uma de suas coleções mais marcantes, na Chanel, foi a apresentada durante a Semana de Moda de Paris Inverno 2009, na qual os modelos vestiam roupas peludas ao estilo homem-de-neandertal, algo jamais visto na clássica, tradicional e impecável maison. desfila na Semana de Moda de Paris.

3 - Alber Elbaz , 49
O maroquino Alber Elbaz, radicado em Israel, já serviu o exército israelita para cursar o Shenkar College of Engineering and Design in Ramat Gan. Em 1998 começou a desenhar peças de prêt-à-porter para a tradicional Yves Saint-Laurent.  Em 2001 assumiu a direção criativa da Lanvin (uma das maisons mais tradicionais, antigas e respeitadas do mundo), em Paris, onde está até hoje. Acabou de assinar
coleção especial para a H&M, com roupas descoladas, cheias de referências de moda , sucesso absoluto de vendas, conforme informou a imprensa internacional. A estética simples e feminina de Elbaz conquistou mulheres de todo o mundo, inclusive celebridades como Nicole Kidman, Kate Moss, Chloé Sevigny e Sofia Coppola, entre outras. Neste ano ganhou o prêmio de estilista mais influente da moda, pelo WGSN. Em 2005 foi reconhecido como o talento internacional pelo Council of Fashion Designers of America (CFDA). Levou o Chevalier of the Légion d'Honneur, em Paris, em 2007, mesmo ano em que entrou para a lista dos 100 designers mais influentes do mundo, pela revista One of Time. Desfila na Semana de Moda de Paris.

4 - Gareth Pugh , 29
O britânico, formado pela St. Martins em 2003, desfila atualmente na Semana de Moda de Paris. Desde a coleção apresentada em seu trabalho de conclusão de cursos, na qual apresentou balões, Pugh mostra sua maneira irreverente de pensar moda (suas roupas são quase sempre classificadas como não-usáveis, porém, impecáveis). Participou do reality show britânico The Fashion House, dois meses após sair da faculdade, mas o sucesso começou após uma apresentação em uma semana de moda alternativa de Londres, na temporada de outono-inverno 2005. No ano seguinte o designer passou a fazer parte da London Fashion Week, sendo classificado pela Vogue Britânica, em 2007, como "gênio inegável", conquistando até mesmo a temida e poderosa Anna Wintour, editora-chefe da Vogue America. Segundo o Style.com, Pugh é a continuação da corrente "moda como performance", iniciada por Vivienne Westwood e seguida por grandes nomes como John Galliano e Alexander McQueen, que trouxeram para a passarela muito da cultura pop underground dos anos 80.


5 - Alexandre Herchcovitch, 39
O estilista paulistano, que começou aos 10 anos de idade a dar palpites nas roupas que a mãe, dona de uma confecção de lingeries, produzia, é hoje conhecido mundialmente. Apresenta coleções na São Paulo Fashion Week e também na Semana de Moda de Nova York. Tem lojas no Brasil e uma loja no Japão. Exporta linha de jeanswear para os Estados Unidos e Reino Unido. Já esteve à frente da Cori (2002 a 2007), da Ellus e Zoomp. Em 2006 assumiu a direção da Faculdade de Moda da FMU, em São Paulo, mesmo ano em que criou os uniformes do Mc Donald's Brasil. É diretor de criação do Senac. Já desenvolveu diversos produtos para marcas de óculos escuros, objetos de decoração, joias e calçados. Também já criou coleção infantil especialmente para a rede C&A.  Atuou como jurado dos programas Brazil's Next Top Model e mais recentemente do Garota Fantastica.


6 - Oskar Metsavaht, 49
O estilista da Osklen é um dos queridinho das it-girls brasileiras, sendo o criador do "novo luxo". Em diversas entrevistas, o designer afirma transformar a atmosfera de suas coleções em "filmes próprios", com temas quase sempre ligados à natureza (jamais distante do urbano), com pegada esportiva (usa muitos materiais tecnológico e sustentável, neoprene e até feltro) e experimental. Tem um escritório de criação e design, o Om.art, Já trabalhou para a internacional Andy Warhol Foundation of Art, a edição especial do Jeep Cherokee para a Chrysler Brazil, a série de relógios para a H.Stern, intitulada Arpoador, comercializada no Brasil e no mundo, além da criação da sandália Ipanema RJ. Recentemente assinou coleção para a Riachuelo, também inspirada no Rio de Janeiro, dando o que falar no mundo da moda. Sucesso de vendas! Já fez partes de mesas redondas em instituições de grande nome, como a Milano Fashion Summit e o Ethical Fashion Paris. À frente do instituto-E, no Rio, sem fins lucrativos, identifica por meio de muita pesquisa novos e diferentes tecidos e materiais ecologicamente corretos. Desfila na São Paulo Fashion Week.


7 - Marc Jacobs, 47
O designer americano é sensação mundia, à frente de sua marca homônima, sua segunda linha Marc by Marc Jacobs, a Little Marc (para crianças) e a Louis Vuitton (entrou em 1997 e foi o primeiro a desenvolver uma linha de prêt-à-porter para a maison). Começou desenhando suéteres costurados à mão, em Nova York. Em 1987, era o estilista mais jovem que havia conquistado um dos mais prestigiados prêmios da América, o de Novo Talento, concedido pelo renomado Conselho de Estilistas Americanos, o CFDA. Em 1992, foi escolhido como o Estilista de Moda Feminina do Ano, também pelo CFDA. Só em 1994 é que Jacobs começou a desenvolver roupas para rapazes.  Neste ano, o designer esntou para a lista das cem personalidades mais influentes do mundo, pela revista Time. Sem medo de ousar, já lançou, por exemplo, camisetas a favor do casamento gay, em 2009.


8 - Stefano Pilati , 45
Já imaginou a responsabilidade que é assumir a maison de um dos maiores estilistas de todos os tempos? O italiano Stefano Pilati sabe exatamente como é essa tarefa. Ele foi o escolhido para substituir Tom Ford, em 2004, na maison Yves Saint Laurent. Com excelência, manteve a identidade da marca com uma revisão da qualidade, com cores e silhuetas mais ousadas. Começou a carreira em uma pequena fábrica de veludo. Em pouco tempo era o estilista responsável por todas as coleções da empresa, apresentando-as aos principais estilistas europeu do início dos anos 90. Foi assistente de Giorgio Armani, em 1993. Em 1995, foi convidado pela Prada para fazer parte do departamento de pesquisa e desenvolvimento da marca. três anos depois estava trabalhando como estilista assistente de Miuccia Prada, na Miu Miu.


9 - John Galliano, 50
O estilista britânico é da turma de gênios da St. Martins formado em 1983. Começou, cerca de um ano depois, trabalhando em sua marca própria, em Londres, mas rapidamente se mudou para Paris, onde sua carreira decolou. Trabalho à frente da Givenchy, entre 1995 e 1997. Mas a glória veio quando assumiu a maison Christian Dior, revitalizando a marca que completara 50 anos, tanto no prêt-à-porter, quanto alta-costura. Com olhar moderno e fresco, trouxe para o universo Dior elementos do street e esporte, com formas clássicas e tradicionais. Uma de suas coleções mais expressivas foi a vista em 2003, inspirada no cinema bollywoodiano, repleta de elementos da cultura pop indiana. Com o mesmo amor, drama e ousadia provocativa e visualmente perturbadora ele também está à frente de sua marca própria, homônima, que assim como a Dior desfila na Semana de Moda de Paris.


10 - Miuccia Prada, 61
A estilista italiana, diretora criativa da Prada e Miu Miu, é formada em ciências políticas e já atuou como militante do Partido Comunista Italiano. No entanto, é na moda que está sua vocação. A cada temporada, ao menos um dos itens de suas coleções vira tendências mundial. É a queridinha da editora da Vogue América, Anna Wintour, que já afirmou ir à Semana de Moda de Milão apenas para ver as coleções Prada. É considerada a responsável pelo reposicionamento da Prada, quando assumiu a maison (fundada em 1913) em 1978, quando lançou um modelo de bolsa preta de nylon que virou febre entre as celebridades. Ao estilo da Prada ela trouxe um pouco de sua experiência política, com formas mais retas, referências masculinas e pegada intelectual nas coleções.

 

Obra de: Alexander McQueen
Obra de: Karl Lagerfeld


Obra de: Alber Elbaz
Obra de: Gareth Pugh

Obra de: Alexandre Herchcovitch
Obra de: Oskar Metsavaht

Obra de: Marc Jacobs

Obra de: Stefano Pilati

 
Obra de: John Galliano



Obra de: Miuccia Prada
Fonte: http://moda.ig.com.br/modanomundo/os-dez-estilistas-mais-influentes-da-decada/n1237865006918.html acessado em: 04/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário